Informativo /

Arco do Pé



Arco do Pé

O pé é composto por três arcos plantares: o longitudinal medial, o longitudinal lateral e o transversal. Esses, por sua vez, são constituídos de diversos ossos e ligamentos. Essas estruturas são extremamente importantes: elas são responsáveis por sustentar e distribuir todo peso corporal que é depositado nos pés.
Duas musculaturas ficam encarregadas de promover estabilidade aos arcos do pé. Uma delas é conhecida como intrínseca, e caracteriza-se por revestir apenas as estruturas do pé.
A função desse tecido é melhorar o alinhamento e controlar a posição do arco do pé, deveres que o tornam essenciais para preservar o equilíbrio do corpo. Já a outra musculatura é nomeada como extrínseca, e ela se inicia na perna e dirige-se até os dedos do pé, influenciando diretamente no funcionamento dos tornozelos.
Dor na região do arco A dor no arco do pé acontece devido à inflamação dos tecidos no interior do meio do pé, e apesar de ser possível senti-la no arco transversal, é bem mais comum no arco longitudinal medial.
Fatores como estrutura do arco, alinhamento da pisada, sobrepeso, calçados inadequados, atividades físicas de alta intensidade e pés muito cavos ou chatos podem estar relacionados com o desenvolvimento da dor no arco.


Causas da dor no Arco do Pé

Altura do Arco As dores acontecem principalmente no arco longitudinal medial, já que ele é o responsável por realizar funções essenciais, como absorver e suportar impactos durante as caminhadas. O arco se forma durante a infância, com mudanças anatômicas que variam de pessoa para pessoa, que normalmente são hereditárias e podem impulsionar a perda de absorção de impacto e de eficiência do amortecimento.
Conhecidas como pé cavo e pé chato, essas variações, muitas vezes, provocam dores na região do arco do pé com mais facilidade do que nos pés normais.
O pé chato (plano) é o mais afetado pelas dores, porque ele apresenta uma forte diminuição do arco longitudinal medial.
Em certos casos, a variação pode até provocar o desaparecimento dessa estrutura. Já o pé cavo apresenta o oposto: a excessiva elevação do arco longitudinal medial.
O pé chato é caracterizado por um arco mais baixo ou até mesmo pela ausência do arco. Nele, praticamente toda a sola toca o chão, o que propõe a esse tipo de pé uma ampla área de apoio.




Entretanto a fáscia (tecido responsável por dar suporte ao arco longitudinal), em pés chatos, fica distendida.
Consequentemente a capacidade de amortecimento deste pé fica menor, sobrecarregando o tecido e impulsionando as dores na região.
O pé cavo é representado por um arco elevado e saliente, o que promove a este tipo de pé um apoio menor.
Consequentemente, os ossos que formam o arco ficam comprimidos, o que aumenta a fricção das articulações e sobrecarrega os ligamentos, podendo causar dores no pé.
Além disso, a fáscia plantar fica contraída e mais tensionada, fator que colabora para a sua inflamação.

Principais Patologias que causam dor no Arco do Pé

Fascite plantar A fascite plantar é uma patologia bem conhecida. Ela é considerada a principal causa das dores no pé e afeta bastante o arco plantar. A fascite é provocada pela inflamação da fáscia plantar, um tecido conjuntivo que começa na base do calcanhar e se estende por toda a planta do pé. Quando essa região é sobrecarregada, a fáscia inflama e causa as tão indesejadas dores. As inflamações podem estar ligadas a diversos fatores, como pé muito cavo, pé chato, sobrepeso, uso de calçados inadequados e atividades físicas de alta intensidade. Pessoas que ficam por longos períodos de pé têm mais chance de desenvolver a fascite. Geralmente, as dores são mais agudas após longos descansos, já que nesse tempo a fáscia plantar tende a contrair e, em seguida, ser forçada novamente. Ao ser esticada ao longo do dia, a dor pode desaparecer e voltar apenas ao final do dia.



Prevenção e Tratamento

Correção Biomecânica
O desvio da pisada pode ser corrigido através de um treinamento específico e adequado com fortalecimento da musculatura dos pés, tornozelos e joelhos.
As palmilhas com elevação lateral, que corrigem a pisada desalinhada, também são eficientes para esse tipo de ajuste.
Além disso, as palmilhas melhoram o amortecimento dos pés porque redistribuem de forma mais eficiente a pressão sobre os pés, evitando a sobrecarga do arco.

Depoimentos

"Obrigada Erico, não tenho palavras para dizer o quanto estou agradecida, pois do momento em passei a usar a Sandália Ortopédica que você fabricou, não precisei mais tomar anti-inflamatórios para as dores da coluna, estou muito agradecida... "
Fátima Cristianini

"Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat..."
Minim Veniam, nostrud.com

"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur..."
Lorem Ipsum, dolor.co.uk

"Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat..."
Minim Veniam, nostrud.com