Tronozelo
A dor no tornozelo pode acontecer por conta de entorses, fraturas, traumas e algumas patologias como a artrose. Além disso, a sobrecarga e o desalinhamento da pisada são os principais fatores que estimulam o aparecimento de dor no local.
Normalmente, o incômodo no tornozelo aparece sob os maléolos ou nos ossos bem próximos a ele, conhecidos como ossos salientes do tornozelo.
As principais sensações de desconforto são: pontadas e queimação, ainda mais sentidas quando se está de pé ou ao realizar alguma atividade física. Essas dores podem não significar nada grave, mas quando elas vêm acompanhadas de outros sintomas, como inchaço e até mesmo incapacidade de caminhar ou suportar peso, é preciso procurar um especialista para avaliar a situação.
Palmilha ortopédicas
O uso contínuo da palmilha feita sob medida é um dos principais métodos para evitar e melhorar a dor no tornozelo, já que ela corrige a pisada, redistribui a pressão e melhora o amortecimento de impacto.
O apoio correto do arco do pé ajuda a melhorar a estabilidade e o amortecimento da carga absorvida pelos pés durante a caminhada, evitando que o tornozelo fique sobrecarregado. Caso exista desalinhamentos de pisada, o baropodometro (aparelho que mede as pressões nos pés) será capaz de detectá-los. Nos casos de desalinhamento em valgo ou pisada pronada, é necessário implementar uma cunha interna de calcanhar.
Já em situações de desvio em varo ou pisada supinada, é necessário implantar uma cunha externa.
Palmilha com correção da pisada (apoio para o arco do pé e suporte lateral
A utilização de tornozeleiras e palmilhas pode ajudar muito na recuperação da lesão. A tornozeleira irá evitar a movimentação da articulação e melhorar o posicionamento, evitando o estresse para que os tecidos possam se recuperar devidamente.
Já as palmilhas auxiliam durante o processo de recuperação e após, ajudando a manter o alinhamento da pisada.